Com a missão de levar um serviço assertivo, humanizado e sustentável aos setores de Saúde, Educação e Meio Ambiente, o Instituto Social de Saúde e Ambiental da Amazônia – ISSAA nasceu no dia 09 de março de 2015. Criado em Belém, o ISSAA partiu de uma iniciativa de profissionais que atuam há mais de 40 anos na área da saúde e que militam em priorizar uma gestão inovadora, responsável e transparente, dentro e fora do serviço público, através das políticas públicas e auxiliando na sistemática das relações sociais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) passa por importantes avanços na oferta de atendimento à população. Dessa forma, o ISSAA acredita que a participação das Organizações Sociais tem trazido melhorias significativas ao acesso e à qualidade dos serviços, especialmente, em regiões menos favorecidas do País.
O ISSAA entende que as políticas públicas devem ser implantadas com menos burocracia de modo que a população tenha fácil acesso à saúde, à educação e aos projetos sociais e ambientais, através de uma gestão e operacionalização que promovam a excelência nos serviços ofertados.
Quase um ano após a sua criação, em março de 2016, a entidade, sem fins lucrativos, é qualificada como Organização Social (OS) pelo Estado do Pará, através do Decreto
nº 1.491, dando a devida habilitação para atuar no setor de saúde pública e privada, assuntos sociais, educação, cultura e educação ambiental, através de processos administrativos, por meio de contratos de gestão com as três esferas do poder público: municipal, estadual e federal.
Foi em 2019, que o ISSAA passou a atuar de forma colaborativa como o Estado do Pará, através da gestão do Hospital Regional Público do Caetés- Dr. Jorge Neto da Costa (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, referência em alta complexidade para neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e terapia intensiva.
Em seguida, o ISSAA contribuiu para a implantação do maior projeto de atendimento ambulatorial da história do Pará. Em 2020, a Organização Social assumiu as operações da Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém. O Projeto é referência nacional em diagnósticos de média e baixa complexidade.
Ainda em 2020, tendo como base operacional a Policlínica e a pedido do Governo do Estado do Pará, o ISSAA assume a frente das Policlínicas Itinerantes pelo Estado, atuando na maior parte dos municípios paraenses. As unidades móveis levaram os serviços de saúde dentro do mesmo perfil da Policlínica Metropolitana, visando descentralizar e atender de uma forma rápida o combate ao Covid-19 durante a primeira e segunda onda da pandemia do coronavírus. e implantou dois programas: o Pré-Operatório Rápido e o Programa Triagem Pós-Covid. Além disso, em 2022, a unidade passou a fazer os atendimentos ambulatoriais do Programa Casulo, voltado aos pacientes transexuais.
Em 2021, o ISSAA assume o gerenciamento da maior unidade de saúde do Pará, o Hospital Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Com 340 leitos operacionais, a unidade referência em alta e média complexidade, atende 13 especialidades, entre neurologia, vascular, cirurgia geral, nefrologia, além do pronto-socorro obstétrico e pediátrico.
Também em 2021, o Instituto da Amazônia, passa a assumir o gerenciamento de uma das melhores unidades de saúde pública do Brasil: O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na grande Belém. Com 104 leitos, a unidade, com a Certificação de Excelência ONA 3, é referência em trauma-ortopédico, reconstrução e alongamento ósseo, cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.
Em 2022, o ISSAA passa a gerir a Policlínica Lago de Tucuruí, no nordeste paraense. A unidade tem capacidade de realizar até 9 mil atendimentos por mês, em mais de 33 especialidades médicas. O Policlínica Tucuruí também dispõe de hemodiálise e exames de alta complexidade como colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, tomografia, Raio-x, teste ergométrico, eletrocardiograma, ultrassonografia e, ainda, de um prédio anexo para o funcionamento do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
Em dezembro de 2022, o ISSAA assume a administração do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan – HMIB. A unidade é referência no atendimento a gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, no Pará, possibilitando o acesso a serviços de alta complexidade para pacientes que antes precisavam se deslocar até Belém ou para outros municípios da Região Metropolitana.